Maior rede de pet shops da Europa mira 2,3 mil lojas
Presente em 13 países, Maxi Zoo acelera expansão com foco em regiões rurais da França
Por Júlia Arbex

Foto: Freepik
A Maxi Zoo, maior rede de pet shops da Europa, tem planos de inaugurar 65 novas lojas na França em 2025. Com 368 unidades atualmente no país, o objetivo é expandir para 600 estabelecimentos até 2028. Atualmente, a rede mantém mais de 2,1 mil lojas em 13 países do continente.
Parte do Fressnapf Group, a Maxi Zoo está testando novos formatos de loja para impulsionar as compras dos tutores. Tradicionalmente presente em áreas comerciais de varejo, a rede vem acelerando a expansão rumo a regiões rurais, buscando compensar os gastos mais modestos dos consumidores em meio a um cenário econômico desafiador.
“O ano de 2024 foi de retração no consumo, especialmente de acessórios, com inflação persistente e uma concorrência cada vez mais acirrada”, observa Jan Wejbrandt, diretor administrativo da Maxi Zoo France, em entrevista à GlobalPETS. Ele acrescenta que esse cenário afetou suas margens e exigiu um “controle rigoroso” das despesas.
Em 2024, a Maxi Zoo na França alcançou vendas omnicanal de quase € 602 milhões (R$ 3,2 bilhões), registrando um crescimento de 12% em relação ao ano anterior. A maior parte desse aumento foi impulsionada pelas lojas físicas, enquanto o e-commerce da rede teve uma expansão de pouco mais de 7%.
Maior rede de pet shops da Europa investe em novos serviços
Além de expandir sua presença física, a maior rede de pet shops da Europa também está diversificando seus serviços. Em dezembro, a gigante varejista entrou para o mercado de seguro saúde para animais de estimação, ao lançar a Maxi Zoo Assurance.
Quatro meses antes, em setembro, a empresa inaugurou uma clínica veterinária para oferecer serviços de saúde a cães, gatos, pequenos animais e pássaros. Após as consultas, os tutores recebem um relatório detalhado por e-mail. O Maxi Zoo Vet funciona sete dias por semana, das 8 às 24h. O custo é de € 21,90 (R$ 132,80) por uma consulta de 15 minutos, com desconto de € 5 (R$ 30) para os membros do programa de fidelidade.
A história do grupo remonta a 1990, após o senso empreendedor do jovem Torsten Toeller, hoje com 58 anos. O empresário visitou os Estados Unidos no fim da década de 1980, onde encontrou superlojas de produtos para animais de estimação e decidiu que o conceito merecia ser implementado em sua cidade natal.
A aposta valeu a pena e, em 1992, a Fressnapf passou a apostar no sistema de franquias. Seis anos depois, a centésima loja foi inaugurada na cidade de Dortmund. Somente na Alemanha a companhia conta com quase 1 mil unidades.
Indústria de animais de estimação na França
A França é hoje um dos mercados de animais de estimação mais prósperos da Europa, o que endossa o país como principal alvo do projeto de expansão da Maxi Zoo. Segundo dados da Federação Francesa de Fabricantes de Alimentos para Cães, Gatos, Pássaros e Outros Animais de Estimação (FACCO) referentes a 2022, há 74 milhões de pets no país, incluindo peixes (29,8 milhões), gatos (16,6 mi) e cães (9,9 mi).
A indústria pet francesa é, em grande parte, autossuficiente. Do total de alimentos para animais vendidos no país, 80% têm produção interna. A Alemanha e a Holanda são as principais nações de destino dos demais 20%.
Com relação ao comportamento dos tutores, os supermercados são o canal de vendas mais dominante na França. A maioria dos tutores realiza suas compras nesses estabelecimentos devido à conveniência, ampla variedade de produtos e preços competitivos.
Maxi Zoo Controlador: Grupo Fressnapf Fundação: 1990 Faturamento: 3,5 bilhões de euros (R$ 18 bilhões) Lojas: 2.100 unidades em 13 países europeus (Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Dinamarca, França, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Polônia, Romênia e Suíça) Colaboradores: 18 mil |
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