Pet 10 expande atuação com banho e tosa em contêineres
Rede de franquias atua em nove estados com modelo que prevê reduzir pela metade custo de licenciamento
Por Marcia Arbache

João Gabriel e Thais Garcia, sócios da Pet 10 | Foto: Divulgação
A rede de franquias Pet 10, presente em nove estados, prepara-se para o lançamento de um formato do negócio com custos menores aos franqueados. O serviço de banho e tosa em contêineres de 15 m2., projetado para o setor pet, permite reduzir pela metade o investimento em licenciamento, hoje a partir de R$ 200 mil. A primeira unidade foi alugada pelos próprios fundadores da empresa em Jaú, no interior de São Paulo.
Atualmente, Thais e João Gabriel Garcia gerenciam uma rede de 23 lojas físicas em nove estados, em imóveis alugados a preços que variam de R$ 4,5 mil a R$ 9 mil. A projeção é chegar a 50 contratos fechados até o fim de 2025, em ambos os formatos. O casal tem uma história peculiar de empreendedorismo e resiliência, inspirado pelo amor e dedicação aos amigos de quatro patas.
O apreço de Thais por animais a levou a se habilitar para oferecer o serviço de banho e tosa no quintal de sua própria casa, em 2008. Após quatro meses, ela montou um espaço maior, de 12 m2. A chance de ampliar o atendimento apareceu em 2014, com a abertura de um pet shop de 200 m2 no Jaú Shopping. “Fizemos a maior loucura de nossas vidas ao tomar empréstimo para nos estabelecermos em uma área quase 20 vezes maior”, ressalta João.
Pandemia acelerou expansão da Pet 10
Mas foi a pandemia que acabou por impulsionar a expansão da Pet 10, via sistema de franquias. Vendedor de confecções e com clientes em cerca de 50 cidades, João viu-se obrigado a encerrar as atividades face aos cancelamentos de pedidos. O mercado pet surgiu como oportunidade. “Levamos mais de um ano para nos organizarmos como franqueadores e em meados de 2022 inauguramos a primeira franquia, no município paulista de Bariri.
Ao longo de 2023, a rede agregou ao ecossistema mais seis franqueados em São Paulo (Araraquara, Bauru, Avaré, Ribeirão Preto, Santos e no bairro paulistano de Santo Amaro). Em 2024, fincou bandeira nas capitais Brasília (DF), Fortaleza (CE), Maceió (AL) e Rio de Janeiro (RJ), além de estrear em Caldas Novas (GO) e Caruaru (PE).
Em breve serão abertas mais nove unidades no Rio (Barra da Tijuca), em São Paulo (Santa Cruz do Rio Pardo e Praia Grande), Espírito Santo (Vila Velha), Minas Gerais (Belo Horizonte), Rio Grande do Sul (Porto Alegre), Bahia (Vitória da Conquista), Alagoas (mais uma em Maceió) e a segunda unidade em Brasília (DF). Para 2025, mais quatro unidades, em cidades não reveladas, estão em fase de fechamento de contrato.
Focadas principalmente em banho e tosa, algumas unidades, porém, dispõem ainda de creche, consultório veterinário e artigos pet, a depender do local e da metragem do espaço. João explica que o suporte ao franqueado vai desde a escolha do ponto, projeto arquitetônico e montagem da loja até a contratação de colaboradores e negociação com fornecedores para o primeiro enxoval. “Fazemos questão também de estarmos presentes em todas as inaugurações”, ressalta.
A estratégia gira em torno da redução dos custos operacionais. São lojas menores e de bairro, cujo objetivo é estar mais próximo dos clientes. “Os colaboradores são contratados conforme a demanda”, acrescenta. Ele garante que com esse modelo o franqueado pode chegar a um faturamento de R$ 1 milhão/ano.
No caso dos contêineres, em que a estrutura comporta a recepção e o salão de banho e tosa, a receita gira em torna de R$ 600 mil já no primeiro ano de operação. Para João Gabriel, o licenciamento mais econômico nesse modelo, a partir de R$ 100 mil, ajudará a atrair mais franqueados. A taxa de franquia única, de R$ 50 mil, vale para ambos os modelos.
Thais acrescenta mais um diferencial da Pet 10. Ela buscou especialização como groomer na Tailândia, que, assim como Japão, China e as duas Coreias, países asiáticos em que essa técnica ganhou status de arte. Levado ao treinamento dos franqueados, o asian free style tem o objetivo de realçar a beleza e elegância dos pets.
Pet 10 Fundação: 2014; 1ª franquia inaugurada em 2022 Capilaridade: 23 lojas físicas em 9 estados Requisitos para ser franqueado: investimento em torno de R$ 200 mil Faturamento: cerca de R$ 1 milhão ao ano |
Fonte: panoramapetvet.com.br
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