Iniciativa conecta profissionais e promove integração no setor pet
EloVetNet é uma plataforma que visa promover a troca de informações e negócios e, atualmente, reúne mais de 600 membros

Por Equipe Cães&Gatos
Um levantamento realizado e divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), em parceria com o Instituto Pet Brasil, mostra que o mercado de animais domésticos movimentou cerca de R$ 77 bilhões no País em 2024. O resultado representou um crescimento de 12,1% em relação ao ano anterior, e as projeções indicam que o segmento que vem crescendo há mais de uma década consecutivamente, deve se manter aquecido para os próximos anos.
Pensando no protagonismo desse mercado, surgiu o EloVetNet, uma plataforma inédita dedicada a conectar os principais players do ecossistema pet: sócios, gestores, investidores, KOLs, palestrantes, professores, pesquisadores e veterinários com o objetivo de promover a troca de informações e networking. A ideia de criar esse canal partiu do médico-veterinário, Fabiano de Granville Ponce, empresário e empreendedor, que há quase 30 anos atua no setor. “O mercado pet é pujante, maravilhoso, bastante resiliente, porém há alguns desafios a se superar”, diz.

Plataforma inédita reúne os principais players do ecossistema pet: sócios, gestores, investidores, KOLs, palestrantes, professores, pesquisadores e veterinários (Foto: reprodução)
Ele compartilha que o projeto teve início em 2018, a partir de um grupo de WhatsApp onde cerca de 45 alunos de veterinária trocavam conhecimentos e ideias sobre o mercado de trabalho, tendências, inovação e tecnologia. Em uma conversa, com o amigo e consultor, Pompeo Scola Psicólogo, conselheiro empresarial, investidor de startups, mentor e CEO da aceleradora Cyklo, Ponce comentou sobre o grupo de estudantes. “Já trabalhei com o Pompeo em outros projetos e temos muita sintonia e foi ele que me alertou sobre essa oportunidade de negócios”, lembrou. “A partir daquele dia a ideia foi sendo amadurecida, até nascer o EloVetNet. Hoje, são mais de 600 membros ativos em nosso grupo”, reforça o idealizador.
Novos serviços
A curto prazo a meta é ampliar os serviços e o acesso dos membros às informações, para isso, o EloVetNet terá, em breve, um novo braço voltado para educação. Segundo Ponce, o projeto terá 14 cursos técnicos gravados em alta qualidade em estúdios com três horas de duração cada um. Eles serão ministrados por professores de altíssima credibilidade e capilaridade digital e todo o conteúdo estará disponível aos membros do grupo que poderão adquirir o material.

A curto prazo a meta é ampliar os serviços e o acesso dos membros às informações, para isso, o EloVetNet terá, em breve, um novo braço voltado para educação (Foto: reprodução)
De acordo com o idealizador, a proposta de criar os cursos é uma demanda que tem o propósito de ajudar a melhorar a formação do profissional veterinário. “O Brasil reúne 540 faculdades de veterinária, o mundo inteiro somado não chega a esse número de instituições de ensino. É claro que há um excesso de profissionais que o mercado não absorve. Então, o foco é colaborar com a principalmente dos recém-formados, para que estejam mais preparados para os desafios e oportunidades do mercado, bem como oferecer novos conhecimentos aos profissionais mais experientes ”, finaliza.
Fonte: EloVetNet, adaptado pela equipe Cães e Gatos.
FAQ
Quanto o mercado pet movimentou em 2024 e por que continua crescendo?
De acordo com levantamento da Abinpet e do Instituto Pet Brasil, o mercado pet movimentou cerca de R$ 77 bilhões em 2024, um crescimento de 12,1% em relação ao ano anterior. Esse avanço contínuo, que já dura mais de uma década, se deve ao aumento da presença de animais de estimação nos lares, ao vínculo afetivo entre tutores e pets e à crescente demanda por serviços e produtos especializados.
O que é o EloVetNet e como surgiu a ideia?
O EloVetNet é uma plataforma criada para conectar os principais profissionais do ecossistema pet, como veterinários, investidores, professores e empreendedores. A ideia surgiu de um grupo de WhatsApp com alunos de veterinária que trocavam experiências e reflexões sobre o mercado.
Quais são os próximos passos do EloVetNet?
A plataforma se prepara para lançar uma área voltada à educação, com 14 cursos técnicos gravados em alta qualidade. Os cursos terão três horas de duração cada e serão ministrados por professores reconhecidos no mercado. O objetivo é complementar a formação de veterinários recém-formados e também atualizar os profissionais já atuantes.
Fonte: caesegatos.com.br
Comentários