Guapeco inova com oferta de benefícios corporativos pet

Startup de planos de saúde planeja crescer até 300% no ano e já atende grandes corporações brasileiras

Por Caroline Gomes

Martha Rodrigues, CEO da Guapeco (centro), ao lado da COO Julia Locks e do CTO Thiago Pimentel | Foto: Gabriela Jorge

A plataforma Guapeco vem colhendo frutos com a aposta em ofertar planos de saúde na forma de benefícios corporativos. A startup nasceu em 2020 na cidade de Florianópolis (SC), em plena pandemia, e hoje já atende 100 companhias, incluindo grandes corporações como Accenture, Grupo Stefanini e Loft.

A meta da Guapeco é clara – ser a líder do mercado de benefício corporativo pet no Brasil, a exemplo do posicionamento do Gympass/Wellhub no setor de academias. A ideia em torno do negócio é resolver a equação que envolve a necessidade de cuidar do animal de estimação sem comprometer a estabilidade financeira do tutor. E o estalo para empreender veio quando Martha Franciny Rodrigues, administradora e CEO da empresa, resgatou o gatinho Mutley.

O impacto financeiro dos cuidados veterinários fez com que ela enxergasse uma oportunidade de inovar no mercado de benefícios corporativos. “A companhia onde atuava garantia auxílio-creche, plano de saúde estendido aos familiares e licença-maternidade, mas esses itens não se conectavam com o perfil da equipe.  A idade média dos colaboradores era de 25 anos, sendo que a grande maioria tinha um animal de estimação e não tinha filhos”, conta.

Para dar vida ao projeto, Martha recrutou a amiga de infância e administradora Julia Locks para atuar como COO. Thiago Pimentel, analista de desenvolvimento de software, também se uniu ao time e assumiu o cargo de CTO.

Logo no inicio apareceram os primeiros desafios para alavancar o negócio. Os sócios ainda conciliavam a startup com outras funções e não dispunham de recursos volumosos para bancar a iniciativa. Para completar, Martha ainda estava concluindo a graduação em administração e o país convivia com restrições em função da pandemia.

A solução foi validar o modelo de negócio de forma enxuta, criando um MVP (Mínimo Produto Viável) que atendesse tanto aos tutores como aos departamentos de RH das empresas. A decisão mostrou-se promissora e atraiu a startup para o ecossistema do MIDITEC – programa de incubação mantido pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) com apoio do Sebrae-SC. A plataforma já recebeu também aporte da venture capital Bossa Invest.

A CEO Martha Rodrigues com o gatinho Mutley,
uma das inspirações para o negócio | Foto: Ana Quinto

Como funciona o benefício corporativo pet da Guapeco?

A Guapeco oferece planos de saúde veterinários que funcionam via reembolso. “Dessa maneira, não prendemos o colaborador a uma rede credenciada, como fazem os planos tradicionais. Ele tem a liberdade para escolher a clínica ou laboratório mais conveniente e sabe de antemão o quanto receberá de reembolso por cada procedimento, seja consultas, vacinação, exames, procedimentos cirúrgicos e internações”, comenta a CEO.

A startup opera por meio de três modelos – custeio integral, copagamento dividido com o colaborador ou 100% de desconto em folha. Além disso, disponibiliza um histórico de saúde dos pets. Uma interação prévia com os departamentos de pessoal e RH ajuda a mapear os benefícios que realmente poderão engajar os colaboradores. “No lançamento da plataforma, organizamos um concurso para eleger o pet embaixador daquela empresa. Ele recebe um crachá e kit de boas-vindas, reforçando nosso objetivo de criar uma cultura pet friendly no ambiente corporativo”, acrescenta Martha.

Diferentemente de outras alternativas de planos de saúde que miram atrair pessoas físicas, a Guapeco direciona seu foco para o mundo corporativo. “Somos aliados das empresas na missão de reter talentos, assegurando um benefício corporativo alinhado ao perfil dos colaboradores mais jovens, que veem os pets como parte da família e se sentem mais acolhidos pelos seus empregadores”, aponta.

Telemedicina e internacionalização no radar

Há pouco menos de um ano, a plataforma incorporou a telemedicina veterinária ao rol de serviços. A funcionalidade permite que os tutores tenham acesso imediato a um veterinário por vídeo chamada, evitando deslocamentos desnecessários e garantindo orientações rápidas em emergências.

Para 2025, a Guapeco projeta crescer 300% em comparação ao ano passado e alcançar um faturamento de R$ 3 milhões, expandindo sua presença não só no Brasil, mas também na América Latina. “E esperamos que a aposta em tecnologia sustente essa expansão”, enfatiza Martha. Já a participação no WebSummit Lisboa no ano passado reforçou o interesse pela internacionalização.

Fonte: panoramapetvet.com.br

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.